Texto feito pelo professor Vinícius Alves para a exposição de fotos, resultado da disciplina de História da Fotografia.
O Retrato
O retrato, como conhecemos hoje, é uma evolução da linguagem proposta pela pintura renascentista. Essa linguagem consiste num primeiro plano bem próximo, onde se encontra uma pessoa. Ocupada a maior parte do quadro pelo personagem, resta então um plano de fundo, que até hoje é uma escolha feita à revelia por pintores e fotógrafos retratistas e que auxilia nitidamente a percepção de profundidade que a imagem acaba por possuir. A composição da imagem tende a formar um triângulo que parte da base do quadro e vai até a borda superior da tela. Assim, a técnica do retrato consiste basicamente em encaixar de maneira harmoniosa um triângulo (pessoa) dentro de um retângulo (quadro, tela). Além das questões que envolvem a composição do quadro em si, a luz do retrato renascentista não possui grande contraste entre claro e escuro (por exemplo A Gioconda), sendo ela a base para toda uma escola de retratistas que vieram com o tempo.
O Sec. XX tornou a fotografia, consequentemente o retrato, algo popular, o que permitiu aos mais pobres o direito a uma memória não mais restrita à oralidade, mas também a uma memória imagética, fotográfica, antes um direito dos aristocratas, que se viam retratados por grandes pintores, e dos burgueses, que encabeçavam as pesquisas a respeito das técnicas fotográficas que se sofisticaram desde então, culminando com o surgimento do Cinema. Em feiras livres, romarias, estúdios particulares, enterros, casamentos, o retrato atravessou o século XX e chegou a este século trabalhando em serviço da memória de pessoas que anseiam pela eternidade do registro fotográfico.
Olhando então para as fotos que fazem parte desta exposição percebemos uma atividade que extrapola o significado comum deste gênero artístico e dialoga, ora com as revistas de moda e seus ensaios, ora com fotos feitas para sites de relacionamento, demonstrando de forma consciente a beleza, a juventude e a vivacidade tanto do olhar que guiou a fotografia, quanto dos personagens fotografados. Se não está aqui proposta nenhuma mudança explícita no objetivo das fotografias, há a multiplicidade de estéticas envolvidas. As fotos possuem desde luzes renascentistas até altos contrastes em preto e branco. Uma forte veia Pop é também destaque de fotografias que fazem referência clara a estilos consagrados em seus personagens. Além disso, a consciência de estarem posando para uma lente é destaque na maioria dos clikcs, pois a concentração e entrega dos modelos ao seu personagem dão alma às fotos aqui vistas.
A memória, no entanto, pode se sentir contemplada, pois um dia veremos essas fotografias e inevitavelmente encontraremos a referência à tarde de conhecimento e criação que dividimos na escola. Esses mesmos retratos nos perguntarão e serão respostas a respeito do que representa a fotografia para nós quando nós somos os fotografados. Por outro lado, o que é a fotografia quando nós não somos o personagem representado nela? Essas fotos expostas aqui serão o traço da lembrança que nos faz acreditar que o personagem retratado é real. Elas nos mostrarão pequenos índices que nos farão dizer: “Olha aquela fotografia em que eu tô”. Elas nos farão realmente acreditar no seu realismo de ter sido daquela forma, com aquela cor e feição, pois são imagens reproduzidas por objetivas que enxergam o mundo tal qual ele é, ou seja, de papel e em duas dimensões.
sexta-feira, 29 de outubro de 2010
INSCRIÇÕES ABERTAS
As oficinas do mês de novembro
O Núcleo de Formação do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura divulga a relação de oficinas confirmadas para novembro. Para se inscrever nas oficinas, baixe a ficha de inscrição no site do Centro Dragão do Mar e a envie para nucleodeformacao@dragaodomar.org.br.
Para mais informações sobre as oficinas, visite nosso blog.
08 a 12/11
Iniciação à Fotografia– ministrada por Sheila Oliveira
Oficina teórico-prática de Fotografia (20 vagas).
Local: Capitania da Arte e da Cultura, 14h às 18h
Público-alvo: interessados em geral.
Sheila Oliveira é fotógrafa profissional, com formação na escola Foximage, de Paris. É especialista em Fotojornalismo na Escola Focus, de São Paulo. Trabalhou na Folha de S. Paulo e Agence France Presse (AFP), em Paris. É autora do livro "Caranúba: a árvore que arranha" (2006) e participou de "Ceará Terra da Luz" (2006). Já teve imagens Imagens publicadas nas revistas Indústria Imobiliária, Urbs, D.O, Leitura, Inside Brasil e Casa Cor, além do Almanaque Brasil Socioambiental 2007.
16 a 19/11
A Fotografia nas Artes Visuais – ministrada por Solon Ribeiro
Oficina teórica de Artes Visuais/Fotografia (20 vagas).
Local: Capitania da Arte e da Cultura, 14h às 17h
Público-alvo: interessados em geral.
Solon Ribeiro vive e trabalha em Fortaleza, é artista visual, professor e curador, formado em comunicação e arte pela L’ École Superieure des Arts Décoratifs de Paris (França, 1990). Autor do livro: Lambe- Lambe Pequena Historia da fotografia popular.
quinta-feira, 28 de outubro de 2010
II SEMANA DA ANIMAÇÃO - Mostra Internacional de Cinema de Animação de Fortaleza
É com grande prazer que lhes convidamos para a II SEMANA DA ANIMAÇÃO - Mostra Internacional de Cinema de Animação de Fortaleza. De 22 a 28 de outubro teremos mostras especiais internacionais (inéditas em Fortaleza), mostra cearense, bate-papos, palestras, mini-cursos e muitas outras atrações, incluindo a mostra oficial do DIA INTERNACIONAL DA ANIMAÇÃO, em 28 de outubro, e uma aula especial online com Royce Wesley, animador da PIXAR ANIMATION STUDIOS.
www.cineakel.blogspot.com
Programação completa em http://semanaanimada.blogspot.com/
Toda a programação da II SEMANA DA ANIMAÇÃO é gratuita. Divulgue e compareça!
Atenciosamente,
Equipe SEMANA DA ANIMAÇÃO
_______
Diego Akel e Telmo Carvalho - Coordenação geral e coordenação de produção
NUCA - Produção
Carolinne Vieira - Produção de Mostras / Cineclube Animascópio
Carolinne Vieira - Produção de Mostras / Cineclube Animascópio
Destra Design - Design Gráfico
Caramelo Comunicação - Assessoria de Imprensa
Art & Cia Cursos - Coordenação e produção dos mini-cursos e aula especial
Art & Cia Cursos - Coordenação e produção dos mini-cursos e aula especial
Vinheta animada produzida pelo Akel Estúdio.
Blog criado e atualizado por Diego Akel e Denis Akel.
Blog criado e atualizado por Diego Akel e Denis Akel.
A SEMANA DA ANIMAÇÃO é realizada pelo NUCA - Núcleo de Cinema de Animação Casa Amarela Eusélio Oliveira - UFC e pelo Akel Estúdio; são parceiros: Art & Cia Cursos; Destra Design; MUMIA - Mostra Udigrudi Internacional de Cinema de Animação, de Belo Horizonte; Caramelo Comunicação; Tusche Produções; Artivismo em Rede; CulturesFrance; Embaixada da França; Cinemateca da Embaixada da França; Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura - FCPC; Blog Diálogos Visuais. O evento tem ainda o apoio da Casa Amarela Eusélio Oliveira - UFC, Viva Música Viva, ONG Ceará em Foco, DiTudU, RDesignCE2010, CORDeCE, Saraiva MegaStore Iguatemi e mOnstrengOs. O Dia Internacional da Animação é realizado pela Associação Cearense de Cinema de Animação - ABCA em todo o Brasil, e no mundo pela Association Internationale du Film d'Animation - ASIFA.
--
(85) 9924 0307
www.semanaanimada.blogspot.com(85) 9924 0307
www.cineakel.blogspot.com
Assinar:
Postagens (Atom)